Neuroarte - SITE MUSEUINTERATIVO - UFSM

007 Imagem Neuroarte

(Fotografia: Carlos Donaduzzi)

Arte <> Ciência <> Tecnologia – NEUROARTE

O projeto Museu Interativo Arte Ciência Tecnologia apresenta nesta terceira mostra, os resultados da ação Neuroarte. Com a intenção de realizar atividades transdisciplinares estamos desde 2010 atuando em conjunto no sentido de interrelacionar as investigações desenvolvidas nos grupos de pesquisa de duas áreas distintas Arte e Ciências, vinculadas aos laboratórios LABART e ENZITOX. Para esta exposição NEUROARTE são propostos 8 módulos educativos que permitem a participação ou interação do público, cada um deles tratando de um aspecto específico das relações entre Neurociência e Neuroarte.

No módulo Arte, o artista Alberto Semeler faz um questionamento em torno da teoria da Neuroestética, a fim de aproximar o visitante de uma proposta interativa e sensível no campo da arte contemporânea. Já o módulo científico tem como objetivo popularizar o conhecimento das neurociências e desafiar o público apresentando em cada um deles uma explicação funcional e orgânica das principais regiões do cérebro. Esta mostra reúne o trabalho conjunto de cientistas, artistas, informatas, comunicadores, graduandos e pós-graduandos das diferentes áreas envolvidas que pensam transversalmente, na prática e na teoria, o ensino, a pesquisa e a extensão como estratégias na produção de conhecimento.

Curadoria:
Museu Arte Ciência Tecnologia
Nara Cristina Santos LABART/PPGART/UFSM
Maria Rosa Chitolina Schetinger ENZITOX/PPGBTOX/UFSM

Coordenador da ação Neuroarte: Jessié Gutierres
Comissão organizadora: Carlos Donaduzzi (Bolsista DTI-B/CNPq), Laryssa Machado (Bolsista FIEX/UFSM)

Exposição realizada entre os dias 19 e 23 de outubro de 2015 na Sala Cláudio Carriconde, no Centro de Artes e Letras - CAL da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, na cidade de Santa Maria - RS.
Evento integrado a programação da Jornada Acadêmica Integrada - JAI 2015.